Talita Cristina - Líder Receitas
Um dos mais cobiçados salgadinhos, agora sem mistérios para vocês! Uma delícia!
Ingredientes

Para a Massa

2 xícaras de farinha de trigo
125g manteiga/margarina
2 gemas

2 colheres de sopa de água
Sal a gosto

Para o Recheio

Azeite/óleo
1 cebola picada/ralada
1 dente de alho picado/amassado
2 tomates sem pele e sem sementes picados
1 tablete de caldo de galinha ou sachet de caldo em pó
2 colheres de sopa (rasas) de extrato de tomate
1 peito de frango temperado, cozido e desfiado
Sal, pimenta, azeitonas picadas, milho verde e cheiro-verde a gosto
1 colher de sopa de manteiga/margarina
1 colher de sopa de farinha de trigo

Modo de Preparo

Massa
Coloque em uma vasilha a farinha de trigo, o sal e a manteiga/margarina e, com as pontas dos dedos, vá “dedilhando” os ingredientes até que se forme uma farofa. Em seguida, acrescente as gemas e a água, misture bem, envolva em papel filme e leve à geladeira por uns 30 minutos.

Recheio
Em uma panela, aqueça o azeite/óleo, doure a cebola e o alho, em seguida coloque o tomate picado, o caldo de galinha e deixe este ferver um pouco, junte o extrato de tomate, o frango desfiado, tempere com sal e pimenta, junte as azeitonas, o milho verde e deixe apurar um pouco mais, acrescente o cheiro verde, a margarina e a farinha de trigo, misture bem e deixe no fogo apenas para cozinhar a farinha de trigo, uns dois minutinhos. Desligue o fogo, deixe esfriar e leve à geladeira por 1 hora.

Montagem
Pegue uma quantidade de massa suficiente para abrir com os dedos na forminha de empada. Não há necessidade de untar. Corte os excessos com as próprias mãos. Com o auxílio de uma colher, recheie as empadinhas.
Envolva parte da massa em um plástico, esta massa será aberta em uma bancada com a ajuda de um rolo de abrir massa. Sempre que a massa começar a ficar difícil para abrir dentro do plástico, levante o plástico e o reajuste, faça isso até que a massa fique bem fina para cobriras empadas.
Enfileire e ladeie todas as forminhas de empada, retire a massa do plástico e coloque direto sobre as forminhas com as empadas já recheadas. Com a ajuda das mãos, aperte a massa sobre as forminhas de forma que a massa seja cortada e a empada fechada.
Pincele gema batida e leve para assar em uma assadeira a um forno pré-aquecido a 200º por aproximadamente 15 minutos.

Dica: Se você não tem forminhas de empada, faça em uma forma redonda de fundo removível. Só com esta dica, você já aprendeu a fazer um empadão! Legal, né?!
Print
Categorias: |
Humm... 
0 Responses

Postar um comentário

É sempre um prazer te receber aqui! Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...