Talita Cristina - Líder Receitas
Ficou uma delícia até de ver!
Então... Ganhei 2 caixinhas de uva niágara rosada do meu esposo e tive a má sorte de as duas caixinhas terem uvas muito azedas ácidas, sem saber o que fazer com elas, as mesmas ficaram quase uma semana na geladeira, sabe que até um pouco mais doce elas ficaram bem pouco, ainda dava pra fazer caretas. Na sexta-feira à noite pensei: "Cuca é gostosa de qualquer sabor, vou dar fim a estas uvas, acredito que a farofa doce que vai por cima vai fazer virar até um docinho de uva" então, tá... Decidido o que fazer com as benditas uvas.

Sábado à tarde fui à luta! Fiz a cuca... ficou a coisa mais linda, sabe enchia os olhos! Esperei esfriar um pouco, cortei 2 pedaços e levei à geladeira para esfriar mais rápido tamanha era a minha curiosidade em saber como me saí. Resultado: Ficou uma delícia! As uvas foram super aproveitadas e a farofinha combinou certinho também dobrei a quantidade de açúcar pra não correr o risco de ainda ficar azedo!rsrs

Ingredientes
Massa
1 xícara de chá de margarina/manteiga em temperatura ambiente
3 ovos - claras e gemas separadas
1 xícara de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de fermento em pó químico

Farofa e Cobertura
Uva Niágara Rosada lavadas a gosto (o suficiente para cobrir a massa na assadeira)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de margarina/manteiga em temperatura ambiente
Canela em pó a gosto

Modo de Preparo
Massa
Na batedeira, bata as gemas, o açúcar e a margarina até ficar um creme fofo e esbranquiçado e, manualmente, junte a farinha de trigo, o leite e o fermento.
Na batedeira , bata as claras em ponto de neve (em castelo) e acrescente delicadamente à massa.

Farofa
Em uma vasilha, junte a farinha de trigo, o açúcar, a canela em pó e a margarina e misture bem até virar uma farofa.

Montagem
Unte e enfarinhe uma assadeira grande, disponha a massa, cubra com as uvas esparramadas delicadamente, cubra com a farofa e leve para assar em forno médio (180º) pré-aquecido há 15 minutos por uns 40 minutos ou até que a farofa comece a dourar.
Retire do forno, deixe esfriar e sirva-se à gosto, com chá, com café, com suco, com refrigerante...

Dica: Se as uvas que vc tiver em casa também forem ácidas demais, pra fazer cara feia, dobre a quantidade de açúcar da farofa... fica mais gostoso, com certeza!
Print
Categorias: |
Humm... 
9 Responses
  1. Amiga vc é muito criativa, adoro quando vc conta uma história para a receita, como essa das uvas, adorei. E deve mesmo ter ficado gostoso. A propósito eu tenho certeza que o bolo xadrez é ótimo, mas a torta suspiro está na frente, meu marido adora, então... vou fazer. O bolo vai aguardar um pouquinho mais. Um beijo.


  2. Obrigada, amiga! Sabe a torta tá na minha lista dos repetecos... ficou uma delícia, mesmo. O bolo vou fazer outras versões: Recheio preto, massa branca, massa vermelha e recheio branco, massa branca e recheio vermelho... talvez arrisque até um verdinho.

    Bjo


  3. Cuca de banana e de maçã eu já tinha visto, mas de uva, amiga, a sua é a primeira! Que bom que deu certo, eu já guardei a idéia!
    Bjs


  4. Lourdes...É, amiga, aproveitar é preciso! rsrsrs
    Não gosto de jogar nada fora... e da última o resultado foi esta cuca linda e gostosa.

    Bjo


  5. Andréa Says:

    Virou uma bela cuca, que coisa boa!
    Parabéns pela criatividade!


    bjs........


  6. Fabiana Says:

    O que foi um problema para voce , foi um presente para nós, porque ganhamos essa bela receita.
    adorei
    beijos


  7. finityster Says:

    Oi Talita,
    Outro dia tb fiz geléia com uvas assim - azedíssimas - e ficou muito bom. Qualquer dia posto lá no blog.
    Aliás, muito obrigada por seus comentários no gostosuras.
    bjs amiga,
    Adir


  8. garlutti Says:

    Ola... esta receita, mas grande como sempre, se você tiver um minuto pasate pelo meu blog,,,, eu tenho uma surpresa para você, beijos MARIMI


  9. Andréa, obrigada querida!

    Fabiana, que fofo! Obrigada, querida!

    Adir... Tá vendo... A regra é clara: Reaproveitar é preciso! rsrs
    Obrigada!

    Marimi... obrigada!
    Meu Pai amado... vou ter que me preparar para passar o selinho adiante! rsrs

    Bjão e obrigada a todos!
    Talita Cristina


Postar um comentário

É sempre um prazer te receber aqui! Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...