Talita Cristina - Líder Receitas
Gente, para quem não sabe...

Doar sangue não tira pedaço da gente, não!
Não engorda, não releia o sangue, não dá anemia... Os profissionais que trabalham em um banco de coleta estão preparados e não recebem doações  de pessoas que estão perigando a desenvolver anemia.
Podem doar sangue adultos de 18 a 65 anos de idade com peso igual ou maior de 50kg.
Na Unidade de Coleta e Transfusão, na Santa Casa, no Hemo Centro,
onde quer que você escolha doar sangue, será feita uma triagem, onde serão verificados, peso, altura e da picadinha de agulha na ponta do dedo é retirada uma amostra de sangue que passará por um processo de centrifugação onde se dará o resultado de positivo ou não para a doação... Este processo ainda não é o final... A partir desta triagem, se apto (com taxa de hematócritos normal - acima de 36), passa-se para uma triagem detalhada, onde serão verificados os remédios que você costuma tomar, hábitos alimentares, doenças familiares entre outros fatores. Se inapto (taxa de hematócritos abaixo de 36) passará pela mesma triagem que um apto a doar passa, porém uma lista "Receita" de alimentos ricos em ferro e vitamina C é passada para que seja cumprida por livre e espontânea vontade.
Em seguida, se apto, você finalmente é encaminhado à sala de coleta e, sim, você doará sangue e salvará vidas.
Não se preocupe com a quantidade de sangue retirada de seu corpo. Um adulto possui 5,5l de sangue no corpo e o que é retirado numa doação é, no máximo, 450ml, coisa que o organismo não demora nem uma semana para recolocar tudo de volta.
Ao sair da sala de coleta, de quebra ainda ganha-se um lanche (na unidade que eu frequento, é gostoso, viu?!)
Mulheres podem doar sangue de 4 em 4 meses (3 vezes ao ano), já os homens, mais fortes por natureza, podem doar de 3 em 3 meses (4 vezes ao ano).
Doar sangue se faz ainda mais necessário no inverno e em tempos secos e, é justamente neste tempo que mais falta sangue nos bancos de sangue. É nesta época, também que se ocorrem muito mais doenças que se precisa de uma transfusão de sangue.
Quem tem os tipos AB- e AB+ e B- (os mais raros de se encontrar) sofre, quando precisa de sangue, pois quem tem não doa, já que é raro até dados de doadores com estas tipagens.
Se você sabe qual é ou não o seu tipo de sangue, até nisso a doação ajuda: Através do sangue doado, parte dele é reservado para os exames. "Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde".
Viu só, além destes exames (que na rede privada é muito caro), doar sangue ainda te beneficia com: Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos, vestibulares, garante a meia entrada em vários, para não dizer quase todos, eventos, festas, exposições...

Uma bolsa de sangue (450ml) pode salvar até 4 vidas.
Sabendo que você pode ser o herói de alguém, você deixaria esta oportunidade, de ajudar o próximo, passar??

Hoje são eles que precisam, amanhã podemos ser nós!

Doe Sangue... Salve Vidas!


O site Faça Alguém Nascer Denovo está momentaneamente (por causa do período eleitoral) fora do ar, mas clique na imagem "Tiago, 23 anos" (na lateral do blog) que você será encaminhado a uma página do Ministério da Saúde que esclarece muito bem as possíveis dúvidas que poderão surgir.


Se você sabe que o seu tipo de sangue é raro, você tem mais um motivo para doar... Já pensou se você doa hoje e daqui a pouco tempo precisa receber sangue? Você doou, então o número de doadores da sua tipagem sanguínea aumentou e a possibilidade de se salvar também será bem maior!


Doe Sangue... Doe Vida!


Ah, minha mãe (A- ou A+, não me lembro ao certo) sofreu complicações em meu parto e quase morreu... Meu pai é O+ (doador universal, mas só recebe de O+) doou sem poder, para salvá-la, 2 bolsas de sangue e meia e... os dois estão vivinhos da silva e inteirinhos!

P.S.: Desculpe se escrevi algo errado, foi meio que um desabafo... Fui escrevendo e pronto, postei!
Print
Categorias: |
2 Responses
  1. Lindo e delicioso blog. Voltarei. Parabéns! Abç


  2. Paparico Pop Says:

    Oba Obaaaa!!!

    Obrigada pela visita!! E q delícia seu blog...

    Adorei!!

    Bju


Postar um comentário

É sempre um prazer te receber aqui! Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...