Talita Cristina - Líder Receitas
É pra acabar com o pequi de Goiás...
Pros Goianos de prato cheio coração! Pra quem não conhece: Pequi é uma fruta do cerrado brasileiro que ganhou renome no território goiano que foi onde a árvore melhor se adaptou e na culinária o fruto se consagrou por seu sabor deliciosamente exótico. É um fruto amarelo (quando maduro) envolto por uma casca sempre verde, possui polpa nem sempre grossa e quando cozido, deve-se roer roer mesmo com cuidado pois uma mordida pode te deixar com a boca cheia de espinhos. Ah e ainda tem uma castanha deliciosa, mas que pra comê-la é preciso muito cuidado, pois tem que cortar o caroço já seco do pequi sendo que há bastante espinhos protegendo a castanha que eu gostcho mutcho. Então... Pequi: Ame ou Odeie! Eu Amoooo! Pois é... ganhei um moooonnnnteeee de pequi há uns 3 meses, dei pequi pra muita gente, fiz conserva, comi puro, fiz muito deste arroz com frango e pequi e ainda tem pequi no freezer pro resto do ano ebaaaaaa. Eu gosto mesmo de pequi! Bom vamos a receita deste que é um dos meus pratos preferidos de minha mãe e irmã, até o marido que nem era muito a fim do pequi, repete 2 até 3 vezes! :o

Ingredientes
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados/amassados
1 pimenta bodinha amassada
1 pimenta de cheiro picada
500g de frango à passarinho temperado a gosto
Óleo o bastante para fritar o frango
1/2 litro de pequi (litro é a medida que se é comercializado o pequi são +-12 caroços de pequi)
3 copos de arroz comum
1 folha de louro e sal a gosto
1 e 1/2 litro de água fervente

Modo de Preparo
Inicialmente, aqueça em fogo alto uma panela com +- 1/2 litro de óleo e frite o frango até que o mesmo doure, retire-o do óleo e deixe que escorra. Pode ser a mesma panela usada anteriormente, cubra o seu fundo com um pouco de óleo e leve ao fogo, doure o alho, em seguida a cebola, junte o frango frito, os caroços de pequi, o arroz e os temperos, misture um pouco e acrescente a água fervente, misture bem, tape a panela e deixe ferver por 3 minutos em fogo alto, em seguida abaixe o fogo e quando a água toda secar, desligue o fogo, mas não destampe a panela por 5 minutos, isso garantirá, caso não tenha cozido por completo, que seu arroz termine de chegar no ponto.
Para quem gosta, este é o momento do cheiro verde, salsinha, cebolinha, etc.
Servi com creme de milho verde que logo posto a receita e salada de tomate cereja da minha mini hortinha com alface. Muito bom!
Print
22 Responses
  1. Talita, eu nunca achei pequi pra comprar! Buáááá!!! Vou ficar na saudade!
    Beijos!


  2. Sério, Lourdes?! :o Não acredito!:( Aff, o negócio é bom, viu?! Nos mercados e nas feiras, normalmente vende pequi em conserva em vidros (tipo vidro de doce), não é a mesma coisa, mas é bom demais também!

    Bjo,
    Talita Cristina


  3. Talita, eu nunca comi pequi, acho o cheiro muito forte. Mas quando é época dele encontramos no Mercado Central, nas feiras, sacolões e até em barraquinhas clandestinas nas ruas de BH. Aqui também ele faz muito sucesso.


  4. Josy Says:

    Ai ai acho que nunca vou comer pequi, sempre ouço falar dele, mas nunca comi e nunca achei por aqui, dá pra vc me falar se ele lembra algo? alguma fruta por exemplo tenho a maior curiosidade em experimentá-lo Talita..
    bjocas


  5. Sílvia, hahaha adorei o barraquinhas clandestinas! :D Mas é forte mesmo, o cheiro, depois de cozido, eu acho que diminui bemmmm, mas é realmente uma questão: Quem gosta, gosta e quem não gosta, não gosta, mesmo! No seu caso, experimenta, acho que vai gostar!

    Josy, querida, pro meu humilde paladar, pequi só se parece com pequi! Não tem nada nem de perto, talvez coquinho de buriti, mas acho que nem de longe. Amiga, dá uma olhada, quando for ao supermercado, na seção de conservas (cebolinhas, ovos de codorna, milhinhos) normalmente tem pequi em fatias em vidros do mesmo estilo.
    A época do pequi é de novembro em diante, mas a conserva tem o ano todo!


  6. Ja tinha ouvido falar de pequi, mas nunca nem vi de perto, acho que aqui no Rio não vende essas frutas... mas ficou lindo sua receita.

    Bjs

    Andreia Braga


  7. Talita este arroz está demais, ficou muito bonito e deve estar saboroso tb. Não conhecia pequi, por aqui não temos esta fruta, me parece saborosa. Abraços, amiga.


  8. . Says:

    Ola Talita,

    Me chamo Rogerio e sou um dos admnistradores do Foodbrasil, e passei por aqui pra dizer a saudade que voce me deixou com esse prato com pequi....UIma dica? ao cozinhar o feijao, coloque o pequi...o feijao ficarà delicioso...

    Parabens pelo blog...

    Abraço fraterno,


  9. Eli Says:

    Isso é covardia - não se faz com uma pobre goiâna afastada temporariamente de sua terra natal. QUE MARAVILHA! Amei.


    www.saboresdalica.blogspot.com


  10. Andréia, quando experimentar vai ver o quanto é bom!

    Marta, é de sabor super exótico, mas delicioso!

    Rogério, adorei te receber aqui! Ai, de verdade, tudo com pequi é bom, né?! Uma pena vc não estar no Brasil. Obrigada pela visita.

    Eliana de Deus, verdade! Tinha me esquecido de sua goianice! :D
    Aêêêêê, esta sabe do que estou falando... é bom demais!

    Bjos
    Talita Cristina


  11. Talita... to ak perguntando ao pessoal de casa se alguém já comeu pequi... hahaha... e ninguém nunca nem viu ! nem eu, mas agora fiquei super curiosa e com certeza vou dar um jeitinho de fazer esse frango com pequi ! heheh... bjussss, marina

    www.blogdamarinatorres.blogspot.com


  12. Unknown Says:

    O frango tá aqui temperadinho...só falta o pequi...hahhaha Pelo jeito vai ficar na saudades!beijkas


  13. Nani Says:

    O que eu vim fazer aqui??? Pequi??? Ai amo de paixão!!! E nem encontro por aqui nessa época pra comprar!
    Beijos


  14. Elaine Says:

    Ano passado estive em Caldas Novas e devorei um delicioso frango com pequi, realmente é delicioso.

    bjos


  15. Fabiana Says:

    Amiga,
    Fiquei suspirando pelo seu prato...principalmente, porque nunca experimentei pequi, vc acredita?
    Mas agora, fiquei curiosa, e vou procurar pelo mercadão da região.
    beijos


  16. Talita...
    Esse post me encantou,afinal sou fã do pequi, tão fã que o meu blog chama www.frangocompequi.com.br . Tem dúvida ? Adorei, é isso aí, vamos divulgar o pequi.
    Bjs.


  17. Pequi?? Maravillosa receta, cuanto podemos aprender!!
    Un plato delicioso.
    Un abrazo


  18. Oi Talita, vim agradecer o recado em BelasArtes, adorei. Amiga vc falou do curso, mas vc ainda tem chances não é? Até no mundo dos blogs tem invejosos, mas ñ liga, o que é seu é seu, ninguém tira. Seu blog é um dos mais clicados lá no site e estamos só começando...Eu tenho um seguidor que nunca mais me respondeu. Acho que ele não gostou quando respondi que já seguia ele há muito tempo, ele mandava recados todos os dias comentando minhas receitas e dizendo que estava me seguindo e eu já seguia ele, só que ele não foi conferir, quando ele fez isso, acho que ficou sem graça, ñ deixou de me seguir ñ, mas tb ñ manda mais recados. Eu comenta todas as receitas dele, mas...Amiga eu respondo e tento comentar todos os post de meu seguidores nos dois blogs, é difícil mas faço pq acho que eles merecem minha atenção por terem me seguido. Bom enfim já estou falando demais. Seu blog é maravilhoso, suas histórias, suas receitas, então as vzs isso causa inveja nas pessoas. Tem fé e continua seu trabalho que o sucesso é seu. Um beijão pra vc. Até.
    Obs: Continuo torcendo por sua receita no concurso.


  19. Pitadasdilu Says:

    Já ouvi falar dessa fruta, mas não conheço. Coisa boa esse Brasil, cada canto tem uma fruta, uma comida, um jeito, um sotaque,..., típico dali.
    Deve ser tudo de bom, quero provar algum dia essa comida.
    Bjos, Lú.


  20. Marina, quando comer vc vai saber o quanto é bom. Caramba, menina, ninguém conhece pequi, aí!

    Maísa, que peninha, né?! :(

    Nani, uma pena, né não?! Ainda bem que congelei um pouco! :)

    Wind, fica um gostinho de quero mais...

    Fabi, num creio! Amiga é uma pena, mas talvez vc só encontre em conserva por causa da época.

    Lívia de Deus isso é que é amor ao pequi... ah, mas que é bom é bom demaisssss! Adorei o nome do blog :D

    Julia, então!

    Marta, amiga, pior que é verdade, mesmo amiga. Tem cada seguidor que só nos segue mesmo por causa de audiência para o seu próprio blog, não acho isso legal e cortei muitos da minha lista por causa disso, chateia a gente! Obrigada pelo carinho, amiga!

    Luciana, no dia que provar... vai amar ou odiar, espero que ame! Realmente... "Brasilzão véi sem porteira", esse nosso, né, Lu?! :D

    Bjos,
    Talita Cristina


  21. Talita Says:

    Eu tenho um pouquinho de medo de provar e não gostar, mas acho que essa experiência vai demorar um pouquinho... Nunca sequer vi aqui na minha cidade (interior do Pr) essa frutinha.
    Porém, o prato ficou lindo, parece muito apetitoso.

    Obrigada pelo recadinho no Chocorango, estamos os três muito bem. =D

    Um beijão, querida

    Talita


  22. Talita, querida, fica com medo, não, o máximo que pode acontecer e vc amar ou odiar! Fica bom demais este prato!

    Oi Ricely, obrigada pela visita, seja muitíssimo bem vinda!
    Claro que irei até o Nutry Mania, obrigada pelo convite!

    Bjos,
    Talita Cristina


Postar um comentário

É sempre um prazer te receber aqui! Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...